Pesquisar no Caderno

Depois de um dia horrível, você pode chegar em casa, entrar em sua cozinha e fazer algo delicioso. Algo que dará realmente certo, fazendo esse dia tornar-se recompensador.

domingo, 10 de outubro de 2010

Um dia de Buzzteco em minha Casa

Testado e (A)provado por Њ Carvalho. Fotografado por Dalmir 

Situando quem está perdido... Buzzteco é um neologismo feito por uma justaposição da palavra Buzz com a palavra Boteco. Buzz, por sua vez, é uma ferramenta do Gmail que assemelha-se ao Twitter: um espaço web onde encontram-se diversas pessoas para prosear. Só que muito mais legal! Como Boteco é um espaço real onde encontram-se diversas pessoas para prosear, eis que surgiu Buzzteco! Entenderam?

Eu, já não satisfeita, decidi realizar um dia de Buzzteco em minha casa. Isto é, reunir pessoas legais do Buzz para comer e prosear em um espaço real e jogar esse momento na web. Porém, nem todas as pessoas legais do Buzz moram no mesmo estado. Pensando nisso, surgiu a idéia de fazer um prato típico da região de uma das companheiras de Buzzteco para homenageá-la: o perohê da Nelly.

Perohê é uma receita típica da culinária Ucraniana. Pronuncia-se "pierogui", "perochê" ou, ainda, "perorrê". Um pastelzinho cozido que faz parte da cultura das famílias de imigrantes de Prudentópolis, no Paraná. Geralmente, recheado com requeijão, batata e requeijão, feijão, frango, batata e frango.

Esse requeijão não é o mesmo requeijão de copo. É caseiro, branquinho, meio azedo, de consistência parecida com ricotta. Diferente, até, do requeijão caseiro feito em Goiás. Então, nessa receita, adaptaremos para queijo fresco: também derivado do leite que dará a mesma consistência do recheio tradicional. Além de evitar o contragosto dos paladares mais apurados (eufemisticamente dizendo).

Os ingredientes são:
  • 1Kg de Farinha de Trigo;
  • 2 ovos;
  • 1 colher (de arroz) de óleo;
  • 1Kg de batata cozida;
  • ½ Kg de queijo fresco (substituindo o requeijão caseiro);
  • sal à gosto;
  • água para dar o "ponto".
Em uma bacia, coloque a farinha de trigo, os ovos, o óleo e o sal. Misture tudo muito bem, acrescentando água morna, aos poucos, e mexendo sempre até pegar consistência. Sove bem a massa e deixe descansar por 30 min. Enquanto isso, prepare o recheio. Amasse bem as batatas cozidas e triture o queijo fresco, depois, misture os dois. Corrija o sal e acrescente outros temperos ao seu gosto, misturando tudo muito bem.

Com o recheio pronto, agora, é hora de cortar a massa. Unte a superfície de onde vai abrir a massa com farinha de trigo para ela deslizar com facilidade e não grudar. Abra a massa fina e corte pressionando-a com a borda de uma xícara de chá. Recheie os círculos, dobre, cubrindo o recheio, e pressione bem as bordas com as pontas dos dedos. Ele ficará na forma de um pastel. Cozinhe o perohê em água fervente com um "fio" de óleo, por cinco minutos ou até quando estiverem boiando. Retire com uma escumadeira e ajeite-os em uma travessa. Rendeu, em média, 76 pastéis porque não consegui abri muito a massa. Acredito que, abrindo a massa mais fina do que eu consegui, rende uns 80.

Pronto! Só servir acompanhando com o molho que preferir. Os ucranianos e seus descendentes (inclusive a Nelly) gostam muito de comê-los com nata (creme de leite fresco). Eu vou servir acompanhado com carne moída ao molho rosè, salada e um arroz branquinho (porque goiano que é goiano não come sem arroz... No máximo, sem feijão).

7 comentários:

Dalmir Reis Jr. disse...

Um dia perfeito com pessoas perfeitas e um prato perfeito!

Recomendo a todos!

a HB soube repassar muito bem todas essas delícias de momentos e sabores sob forma de palavras!

=)

Nelly disse...

Hummmmmmmmmmmm.....deu aguá na boca aqui....eu aprovoo.....é uma delicia...experiemente...logo logo....mais pratos típicos da culinária ucraniana....uma delicia para Nachilhudes e não-Nachilhudes....hehehehe

Њ Carvalho disse...

A tecla SAP, por favor!
Hehehehehehehehehehehe...

Nelly disse...

Opss....traduzindo...

Nachilhude: ucraniano

=*

Khyquer Ronaldy disse...

No fim o que fica são os momentos felizes ao lado das pessoas que a gente gosta.

Valew galerê!

Tudo ótimo!

Mas.... eu queru mais! heheh ;)

#FomeCome!

@Khyquer

Khyquer Ronaldy disse...

Eu reivindico a autoria do termo Buzzteco, podem olhar nos registros!! :D

@Khyquer

Њ Carvalho disse...

Calma!
Eu só expliquei o que era!