Pesquisar no Caderno

Depois de um dia horrível, você pode chegar em casa, entrar em sua cozinha e fazer algo delicioso. Algo que dará realmente certo, fazendo esse dia tornar-se recompensador.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Picoca no Micro-ondas

Final de semana em casa, finalzinho de tarde, muita preguiça e uma vontade enorme de comer pipoca foram os ingredientes perfeitos que me fizeram descobrir: milho para pipoca comum arrebenta no micro-ondas! É verdade! E descobri sem consultar nosso amigo Google! Palmas para mim! Bem... Vamos aos fatos.

Como estava com muita preguiça, não queria ficar em pé de frente a um fogão, mexendo a panela até que o milho estivesse afim de estourar. Além de ficar de babá para que não queime? Nananinanão! Sair pra comprar pipoca de micro-ondas? No horário em que estava? Minha preguiça também não deixava.

- Mãe! Arrebenta pra mim?
- Arrebenta, lá, menina! É rapidinho!
- Então, arrebenta, mãe!
- O milho que tem, aí, não arrebenta no micro-ondas, não?

Opa! Na pipoca de micro-ondas, temos a gordura vegetal. A gordura, em alta temperatura, derrete... o que explica as manchas no saco de pipoca. Logo, se eu colocar o milho para pipoca comum em uma vasilha, com óleo comum, vai arrebentar. Será? Fui testar...

Em uma vasilha de plástico (daquelas de sorvete, pois, se não desse certo, minha mãe nem iria notar) coloquei o milho para pipoca comum apenas para cobrir o fundo da vasilha. Nem mais, nem menos! Após colocar uma colher de sopa de óleo comum, tampei a vasilha... Na verdade, não tampei! Cobri para que o milho não passeasse pelo micro-ondas. Pronto! É só colocar no micro-ondas e apertar o botão da opção pipoca. Caso seu micro-ondas não tenha essa opção, é 2min. e 25seg.

Depois, quando tive a chance, corri pra internet para verificar se minha descoberta havia sido única.
Não foi! Mas, aprendi outras formas... Com manteiga, com água... É! Com água! Tudo na mesma medida de óleo que coloquei: uma colher de sopa. O que varia é o tempo de preparo. Sem nenhum tipo de gordura, apenas com água, o tempo é de 4 minutos. Com manteiga, é o mesmo tempo com óleo: 2min. e 25seg... Só para constar! O sal é a gosto... Mas, feita com água, eu tenho a sensação de que acabo usando mais sal do que meu costume.

Bem... A receita não é da vovó. Mas, foi a vovó quem despertou minha descoberta!
Agora, é só degustar com o paladar e com o bolso!